AutoCAD 101 – Coordenadas Absolutas e Relativas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O que são coordenadas?

Coordenadas são pontos contidos no Plano Cartesiano e são formadas por pontos em dois eixos, quando falamos de desenhos bidimensionais e três eixos em desenhos tridimensionais.
As coordenadas no plano 2D são compostas de uma referência no eixo X e uma no eixo Y formando um conjunto de valores X, Y. O encontro destas linhas de eixo pode ser considerado o Zero Absoluto, afinal o ponto zero de ambos os eixos encontram-se alinhados neste encontro.
O Plano Cartesiano para desenhos bidimensionais pode ser visualizado na imagem abaixo:


As coordenadas no plano 3D são compostas de uma referência no eixo X, uma no eixo Y e uma no eixo Z, formando um conjunto de valores X, Y, Z. O Plano Cartesiano para desenhos tridimensionais pode ser visualizado na imagem abaixo:

 

Coordenadas Absolutas

Este tipo de coordenada ganha este nome, por sempre usar como referência o Zero Absoluto do plano cartesiano, ou seja, todas as referências partem sempre do encontro dos 2 eixos.
Sendo assim, todas as medidas dos pontos devem ser contadas a partir desse encontro. Com um exemplo fica mais simples entender, portanto preste atenção na imagem abaixo:
Este exemplo demonstra um retângulo de 25mm de largura por 10mm de altura inserido no Plano Cartesiano. Este retângulo está inserido apoiado em quatro pontos que podem ser vistos na imagem abaixo:
Para entender então o funcionamento da coordenada absoluta, vamos neste exemplo indicar que a coordenada inicial desde retângulo seja a coordenada no canto inferior esquerdo do retângulo. Este ponto está apoiado nos pontos 5 do eixo X e 5 do eixo Y, ou seja, sua coordenada será escrita então como 5,5.
Contando que o retângulo tem 25mm na largura, então a próxima coordenada para criar a primeira linha do retângulo deve estar a 25mm da primeira, o que  nos leva então ao ponto 30,5. A imagem abaixo demonstra estes dois passos.
Percebe? Toda a contagem é feita a partir do dos pontos 0 do Plano Cartesiano. Agora ficou simples não é mesmo? Com toda a contagem realiza do ponto 0, as próximas coordenadas são respectivamente as coordenadas 30,15, 5,15 e voltamos ao ponto de origem, ou seja, a coordenada 5,5, a imagem abaixo apresenta estes passos:

Coordenadas Relativas

Este tipo de coordenada, diferente da coordenada absoluta, não utiliza o Zero Absoluto do Plano Cartesiano como referência. A referência se torna sempre a última coordenada inserida no desenho, ou seja, o aluno deve apenas  alterar o valor do eixo em que a linha for desenhada.
Tomando o mesmo exemplo utilizado nas coordenadas absolutas, o mesmo retângulo vai ficar da seguinte forma: a primeira coordenada continua sendo a mesma, ou seja, a coordenada 5,5. É a partir da segunda coordenada que a mudança aparece.
Agora quando for realizar o cálculo para a próxima coordenada, o aluno deverá calcular apenas o que ele necessita manipular para chegar no próximo ponto, ou seja, no exemplo em questão a segunda coordenada seria 25,0.
Acredito que neste ponto realmente a mudança ficou evidente, afinal para executar uma linha reta no eixo X, é preciso alterar apenas o valor da coordenada que se refere ao eixo X, portanto o valor que se refere ao eixo Y fica zerado. Fácil não é mesmo ? Vamos ver na imagem abaixo:
Como pode ser visto então na imagem anterior, existem valores negativos.
Isso ocorre, pois como não se tem a referência do Zero Absoluto, o sinal de negativo ou positivo indicaram a direção que a linha deve assumir, ou seja, valores positivos sempre criaram linhas na direção direita e também para cima, enquanto valores negativos criaram linhas para a esquerda e também para baixo.
Isso não significa que quando se utiliza coordenada absoluta não será necessário utilizar valores negativos, entretanto acontece em muito menor número.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×