Boas práticas para Redação

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

Já faz algum tempo que eu venho ensaiando voltar a escrever no site, mas o tempo tem estado muito curto para isso atualmente.

Hoje em decorrência de uma aula de Técnicas de Redação Publicitária para o curso de multimídia, resolvi recomeçar abordando este assunto e assim me forçar a encontrar um tempo para alimentar este espaço!

Então vamos ao tema!!!!!

Afinal, o que é preciso para começar a escrever bons textos para anúncios, independente do produto, mensagem ou veículo de comunicação?

Ao meu ver, antes de se falar de Redação Publicitária, é preciso primeiro se falar de redação, então eu separei alguns tópicos de discussão que julgo serem relevantes.

Vamos a eles:

  • Leia

Antes de escrever é preciso primeiro ler!!!!!

Por mais que isso possa parecer desnecessário aos olhos de alguns ou clichê aos olhos de outros, é imprescindível que a pessoa que deseja elevar seu trabalho – seja ele para o ramo publicitário, para um blog, para um livro – leia e leia muito.

Para que seja possível gerar bons textos, anúncios que despertem a atenção e o interesse do seu publico alvo, é necessário que o profissional que irá executar esta tarefa encha sua “bagagem” literária, que se “entupa” de bons textos, para assim enriquecer seu vocabulário e criar ótimos textos.

  • Seja direto

Não faça rodeios, seja simples e direto!!!

Muitas vezes menos é mais, principalmente quando queremos passar uma ideia através de palavras. Não seja uma pessoa que necessita escrever textos rebuscados para assim parecer alguém culto.

Analise a mensagem que você precisa e seja direto!

  • Escreva de forma correta

Mim add ew??????

A pior coisa que pode acontecer quando uma pessoa está usando as palavras para expressar o que for, é escrever errado.

Como dito no tópico anterior, não precisa também escrever de forma rebuscada, mas usar a língua portuguesa de forma correta é no mínimo necessário para não dizer essencial.

Os programas de edição de texto hoje em dia já possuem um corretor gramatical e mesmo assim nos deparamos constantemente com erros absurdos de concordância verbal, de grafia entre outros, como por exemplo a frase que inicia este tópico.

Se ao escrever algo, surgir duvidas, use e abuse da internet que se encontra a disposição de todos, acesse dicionários online, procure cursos de português online (pode parecer incrível, mas existe) e se você achar tudo isso muito complicado, digite a palavra no Google, ele vai mostrar para você como é a palavra escrita corretamente.

  • Use sinônimos

Uma das situações que mais acontece quando uma pessoa está escrevendo um texto, é o fato de repetir palavras.

Esta situação torna o texto muito cansativo e faz com que o leitor perca a vontade de continuar lendo. Para resolver tal problema, o escritor, deve fazer uso de sinônimos, para assim tornar o texto mais agradável.

Para que seja possível fazer uso de sinônimos o escritor precisa então ter o conhecimento de escrever a mesma coisa de formas diferentes e, para alcançar tal conhecimento voltamos ao primeiro tópico deste texto, LEIA.

 

  • Faça anotações

Não deixe passar nenhuma ideia!!!!

Seja no celular, seja em um caderno ou em um guardanapo de papel, lembre de sempre tentar anotar tudo o que sua cabeça produzir.

Por vezes acontece a situação de no momento mais inusitado a pessoa ter uma “luz” e receber de forma divina uma ideia que resolve de vez um problema ou ter a ideia de um post entre outras inúmeras possibilidades.

Podem ficar despreocupados que isso nada mais é do que o seu cérebro trabalhando sem que você perceba; quando temos algo para resolver por vezes o cérebro continua pensando mesmo que você não se dê conta disso, e a qualquer momento a resolução pode se apresentar.

Portanto, sempre deixe algo próximo de você para ser possível anotar esses momentos de epifania.

  • Avalie bem seu público-alvo

Cada pessoa é única!!!!

Tendo isso em mente, e sendo capaz de avaliar para quem você está escrevendo, fica muito mais simples de alcançar os objetivos propostos.

Todo texto tem por obrigação ser capaz de alcançar seu público-alvo, portanto você tem que escrever para quem você deseja alcançar e não para você mesmo.

 

Bom, eu acredito que com esses tópicos já podemos iniciar uma discussão mais madura a respeito de redação publicitária e as técnicas possíveis sobre tal tema. No próximo post iniciaremos esta discussão!

 

Abraços e até a próxima!

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×