Identidade Visual – conceitos | Parte I

3 Flares Filament.io 3 Flares ×

O que é Identidade Visual? Qual a sua importância?

Essas perguntas são uma incógnita muito recorrente para os meus alunos dos cursos de Multimídia e Comunicação Visual, e sempre trazem debates interessantes e gratificantes em sala de aula.

Entretanto, eu acredito que estes conceitos podem extrapolar a sala e se tornar efetivos para outras pessoas, portanto, resolvi escrever sobre isso.

Vamos começar nossa conversa tentando listar quais seriam as principais etapas que envolvem a criação de uma Identidade Visual, de forma macro.

Pesquise

Primeiramente o designer deve identificar com o futuro cliente, quais são suas expectativas com a criação da marca, quais são seus desejos.

Identificar estas informações sempre carece de um bom briefing para acompanhar esta conversa, este link do Bruno Ávila é bem interessante.

Analisar o mercado e os principais concorrentes do seu cliente também é uma tarefa de suma importância neste processo de levantamento de informações.

Analise estas marcas, entenda seu processo criativo, assim você poderá identificar ideias que destaquem seu cliente da concorrência, afinal esta é uma das tarefas da marca dele.

Rascunhe

Antes de partir para qualquer software vetorial, eu acredito que uma folha em branco e um lápis são as melhores ferramentas.

Rascunhar, idealizar, buscar traços que se harmonizem e representem o que está vagando dentro da sua mente criativa é sempre a melhor prática, e não, para isso não é necessário que você seja um desenhista de vanguarda, basta que você busque idealizar suas ideias.

Ninguém está falando de se tornar um Leonardo da Vinci, mas sim de idealizar seu imaginário

Quando você rabisca fica mais fácil identificar qual ideia é a melhor e dai sim partir para um software de desenho vetorial.

Lembre-se, rabisque todas as ideias que forem necessárias e depois faça uma seleção das melhores, para tratar no software vetorial.

Obs: se você tiver uma mesa digitalizadora (tablet), esse processo pode ser totalmente digital, já que ela permite que você desenhe livremente.

 

Pense nas cores

O conceito da criação da sua marca é essencial, entretanto, as cores não ficam nenhum pouco atrás em relação a importância.

As cores despertam sensações das mais diversas no seu público e, isso está intimamente ligado a percepção que a empresa cliente deseja transmitir ao publico alvo dela. É preciso de um bom estudo de cores, uma boa paleta para que o objetivo seja alcançado.

Para auxiliar nessa tarefa, temos por exemplo uma excelente ferramenta: Adobe Color.

O Adobe Color permite que você, tendo um Adobe ID crie suas paletas de cor online e importe isso para os seus software (Illustrator, Photoshop, Indesign, etc.), isso ajuda e muito o processo criativo.

Outra informação importante é o modo de cor que deverá ser utilizado CMYK, RGB, enfim qual? E tudo isso será ditado de acordo com a necessidade do seu cliente.

Atualmente, é quase impossível que não tenhamos que trabalhar ao menos com os modos CMYK e RGB, entretanto avalie em quais mídias a identidade visual do seu cliente deverá estar disponível e utilize os modos coretos.

Por ultimo, é necessário controlar a quantidade de cores e o peso perceptivo que cada cor terá nessa identidade. Essa informação influencia diretamente na harmonia das peças e também no valor de impressão. Nesse quesito menos é sempre mais.

É fácil de usar?

De tudo que foi apontado até agora, eu acredito que o o conceito mais importante é o conceito de ergonomia, isso mesmo, ergonomia.

Podemos definir ergonomia como o estudo da interação Homem-Meio, quanto a percepção visual, legibilidade, inteligibilidade das informações, interfaces e aplicação de cores.

Portanto, aplique a marca sobre diversos fundos, faça reduções, aplique em mockups para ver de forma fictícia seu uso, converta pra P/B, monocromático. Se algo estiver inadequado, é só corrigir.

 

Bom, no próximo texto, começaremos a definir os elementos que compõe uma identidade visual e sua importância.

3 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 1 LinkedIn 0 Filament.io 3 Flares ×

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 1 LinkedIn 0 Filament.io 3 Flares ×