Instalando V-Ray para SketchUp

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Como vão? Tudo em ordem? Hoje vamos entender como instalar o V-Ray para SketchUp.

Vocês irão perceber que toda a mística que envolve esse software não é be por aí e o V-Ray é um programa simples de instalar.

Claro que dominar ele, requer um pouco mais de estudo e prática, mas um passo de cada vez correto?

Então, primeiramente para instalar o software, você precisa ter ele baixado. Como já é padrão, todos sabem que eu não falo de software pirata neste espaço, portanto irei dar o caminho de acesso legal ao software e é claro que este caminho custa algo.

Para saber então aonde comprar o V-Ray, vá direto a fonte, ou seja, vá até o site do fabricante (www.chaosgroup.com) e acesse o menu Purchase, lá você irá encontrar a lista de representantes do seu país que estão autorizados a vender o software. Para te ajudar, abaixo segue a imagem do representante do Brasil.

V-Ray_SketchUp001

Bom, então imaginando que você já possui sua instalação legalizada do V-Ray, vamos aos passos para instalação.

Primeiramente, ao executar o programa, você será apresentado a tela inicial conforme abaixo:

Tela inicial de instalaçãoTela inicial de instalação

Nesta tela, você será apenas apresentado ao software e só terá disponível as opções Next e Cancel. Por razões óbvias, iremos clicar em Next. Com isso você será então apresentado a segunda tela de instalação que pode ser vista abaixo:

Contrato de uso do softwareTela de contrato de software

Nesta tela, você terá acesso a todo o contrato de uso do software V-Ray para SketchUp. Recomendo que você leia sempre estas informações, pois existem situações de uso que é sempre bom sabermos.

As opções contidas nesta tela, são as opções de aceitar ou não o contrato de uso. Caso você opte por não aceitar, você não conseguirá instalar o software, portanto clique na opção I accept the agreement para assim poder ter acesso ao botão Next desta tela.

Na próxima tela, você será então apresentado as opções de instalação do software. A imagem à seguir apresenta estas informações.

Tela de opções de instalaçãoTela de opções de instalação

Muito bem, nesta tela, você enfim poderá escolher o que deseja instalar em sua máquina. Vamos entender o que significa cada opções:

  • WIBU Key Runtime: Como você está rodando um software original, você vai precisar da licença deste software, atualmente o mais comum quando você compra uma licença do V-Ray é que você receba um pen drive chamado dongle que contém as informações de liberação do seu software. Este pen drive é intransferível e pode ser visto na imagem abaixo:Dongle V-Ray
    Bom, depois das devidas introduções, esta opção serve para instalar o software que vai ser capaz de ler as informações que estão contidas dentro deste dongle e comunicar com o software V-Ray, portanto, ele é extremamente importante na sua instalação legalizada;
  • Microsoft C++ Redistributable: Instala as bibliotecas da Microsoft compatíveis com a instalação do V-Ray. Altamente recomendável;
  • V-Ray for SketchUp: Esta opção instala todos os arquivos do V-Ray para SketchUp, nem preciso dizer que ela é a principal né?;
  • The command line render spawner tool: Instala a ferramenta de linha de comando (Prompt) para utilização de renders em diversos computadores de sua rede, também conhecido como render farm. Caso você não possua uma rede de computadores, pode deixar esta opção desmarcada, pois esta ferramenta não terá neste momento utilidade;
  • The distributed render spawner: Instala o aplicativo que permite que sua máquina possa trabalhar com renders distribuídos, ou seja, a imagem da sua máquina é renderizada em diversos computadores da sua rede. Caso você não possua uma rede de computadores, pode deixar esta opção desmarcada, pois esta ferramenta não terá neste momento utilidade;
  • V-Ray tools: Instala um pacote com ferramentas externas como por exemplo: Lens analysis tool (ferramenta de analise de lentes), VRImg to OpenEXR converter (ferramenta de conversão de imagem padrão do V-Ray para formato EXR), entre outras. Altamente recomendável manter selecionado.

Agora que todas as opções foram explicadas, você está apto a determinar o que é essencial para o seu uso. Claro que as opções que são destacadas como altamente recomendável não devem ser ignoradas ok?

Ao ter selecionado enfim suas opções, você será encaminho para uma tela de confirmação de instalação. Esta tela pode ser vista logo abaixo:

Tela de confirmação de instalaçãoTela de confirmação de instalação

Esta tela lhe garante a chance de ter certeza que tudo está correto e você tem ciência do que deseja instalar. Caso esteja tudo correto, clique em Next e você deverá apenas aguardar a instalação prosseguir. A imagem abaixo apresenta este momento.

Instalação em andamentoInstalação em andamento

Em um determinado ponto da instalação, você provavelmente será apresentando a uma nova tela de instalação que corresponde aos arquivos da Microsoft, conforme apresenta a imagem abaixo:

instalação C++ Runtime Instalação da biblioteca C++ Redistributable

Basta que você aceite esta instalação clicando no botão Yes para finalizar a instalação do V-Ray para SketchUp.

Agora é só aguardar até se deparar com a imagem abaixo:

Finalização da instalaçãoFinalização da instalação

Pronto, agora é só curtir  V-Ray no seu SketchUp e fazer os renders mais tops dos seus projetos.

 

V-Ray_SketchUp010

 

Quer aprender mais sobre o V-Ray para SketchUp? Em breve mais tutoriais ou dá uma olhada no curso que eu dou no Senac Piracicaba.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×