Relações interpessoais no trabalho???

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Sempre ouvimos que devemos ter uma boa relação interpessoal no trabalho, na escola, na família.

Mas o que é essa história de relação interpessoal?

Relação interpessoal é um conceito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas.

Como todo relacionamento que envolve duas ou mais pessoas, o relacionamento interpessoal implica uma relação social, composta por um conjunto de regras comportamentais que servem para orientar estas relações.

Como toda relação estas regras podem sofrer variações de acordo com o contexto que está inserido, podendo ser familiar, escolar, trabalho ou na comunidade em geral.

De forma geral, então a relação interpessoal é a maneira com que você se relaciona com as pessoas ao seu redor.

Agora analise, você possui uma boa relação interpessoal com aqueles que o cercam?

Para auxiliar este conceito, vamos elencar aqui algumas prática focadas na questão da relação interpessoal de trabalho:

  • Autoconhecimento

     – Esta característica é fundamental para administrar seus relacionamento. Quando focamos no autoconhecimento, somos capazes de entender nossas características comportamentais e como elas afetam as pessoas ao redor. Ao analisar esta área, a pessoa é capaz de entender e lidar com o impacto causado por ela aos demais e de forma reciproca como as pessoas a afetam;

  • Empatia

     – É sempre necessário considerar os outros indivíduos, suas opiniões, sentimentos e motivações. A empatia nos traz a capacidade de  enxergar além do próprio umbigo e com isso, sermos capazes de ampliar nossa percepção da realidade através de diferentes pontos de vista. Sem isso, não há como chegar a uma negociação ganha-ganha. A forma mais simples de começar a praticar isso e desenvolver esta característica é aprender a ouvir.

  • Assertividade

     – Para desenvolver relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também aprender a falar. Expressar suas opiniões, vontades, dificuldades de forma franca, direta e clara em conjunto com a empatia é sinal do estabelecimento de uma relação saudável.

  • Cordialidade

     – Tratar as pessoas com cordialidade significa ser gentil, solícito e simpático. Isto pode ser realizado de diversas formas: o “bom dia” na mensagem de e-mail,  segurar a porta do elevador para alguém entrar  ou aguardar os que estão dentro do elevador sair para você adentrar, entre outros. Apenas saber dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor, mesmo saber seu nome, estas ações são uma cordialidade completamente desinteressada, que oferecemos por iniciativa própria, sem esperar nada em troca, e isto é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

  • Ética

     – Ser ético pode ser definido de forma simples: NÃO QUEBRAR AS REGRAS E NÃO PREJUDICAR NINGUÉM. Entretanto a ética vai um pouco mais além, não falar mal do colega no corredor só porque você não gosta dele, não parar em local proibido, não trocar favores para ganhar privilégios, entre várias outras ações. No Brasil basicamente é não seguir o famoso JEITINHO BRASILEIRO. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos e assertivos, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.

Estes podem ser considerados os 5 pilares da relação interpessoal de trabalho.

É claro que as regras básicas de convivência, de educação e respeito que aprendemos em casa, devem ser mantidas sempre!

 

Abraços e até o próximo texto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×